Integridade em pesquisa científica

Os aviões decolam contra vento, não a favor. Nesse sentido, adversidades podem significar oportunidades para alguns, enquanto para outros podem representar desespero, angústia, medo, estresse e até tragédias como, por exemplo, têm ocorrido com pesquisadores de mestrado e doutorado no Brasil. É claro que me refiro aos pesquisadores da área da saúde, pois é com eles que trabalho, desde 2002.
Em um dos nossos posts, escrito no início de 2013 sob o título “Estresse e ansiedade afetam estudantes e pesquisadores” publicado em Redação médica já apontávamos para a necessidade de não somente acolher o pesquisador, mas também de oferecer suporte acadêmico, apoio emocional, ferramentas de estudo, técnicas modernas de redação científica, entre outros. A todo o momento o pesquisador moderno é levado a propor ideias, fazer apresentação oral, preparar projetos, manuscritos etc., que deveriam nascer na mente do pesquisador moderno para então ser materializada tanto na forma de apresentações orais diversas quanto na de publicações de artigos científicos.
No entanto, como há muita pressão, diferentes bloqueios e dificuldades (ver Capítulo 3 do Manual de técnicas de redação científica e Capítulo 2 do livro Redação científica moderna), o pesquisador, muitas vezes, contra a sua vontade, é levado a pecar contra a ética em pesquisa e comete plágio, autoplágio e outras más condutas em pesquisa científica (ver o livro Integridade em pesquisa científica), que, obviamente, opõem-se às boas práticas em pesquisa científica.

Pedro Reiz 
02 de outubro de 2019


Com citar este post:

Sistema ou estilo ABNT
REIZ, Pedro. Integridade em pesquisa científica. São Paulo, 2 out. 2019. Disponível em <https://www.redacaomedica.com.br/2019/10/integridade-em-pesquisa-cientifica.html>. Acesso em: 10 out 2019.

Sistema ou estilo Harvard
Reiz, P. (2019) 'Integridade em pesquisa científica', 2 Outubro. Disponível em: https://www.redacaomedica.com.br/2019/10/integridade-em-pesquisa-cientifica.html. [Acessado em 10 de outubro de 2019].

Sistema ou estilo Vancouver
REIZ P. Integridade em pesquisa científica. [Internet]. 2019 [atualizado em 02 out 2019; citado em 10 out 2019]. Disponível em: https://www.redacaomedica.com.br/2019/10/integridade-em-pesquisa-cientifica.html

tags:
boas práticas científicas, código de ética científica, ética científica, ética e conhecimento científico
ética e integridade em pesquisas científicas, ética e pesquisa científica quais os limites morais da ciência