Assim (Pedro Reiz)

Possuir vocabulário rico e variado auxilia na saúde mental como também favorece vários processos de reflexão e escrita. Ele ainda facilita a preparação de paráfrases e de resumos de livros. Como enriquecer o vocabulário? "Assim" pode ajudar de modo divertido. Boa leitura!


     “Assim” é advérbio ou conjunção. Como advérbio indica algo que pode ocorrer desse ou daquele modo, por exemplo: “Foi assim que lhe ensinaram a escrever?”. Também pode denotar do mesmo modo; igualmente, como no exemplo: “Os desvios à norma culta cometidos pelo autor: redundâncias, linguagem informal, uso incorreto de vírgulas e assim os demais foram identificados pelos leitores treinados”. Afora apontar para tamanho, quantidade, volume etc., por exemplo, para exprimir na fala o gesto com a mão aberta e os dedos unidos: “Nos jogos do São Paulo é assim de gente pedindo para o Rogério Ceni largar o osso”.
     Por sua vez, “assim” na função de conjunção equivale a deste modo; portanto; destarte[1]. A conjunção ou advérbio “assim” é empregado assim, assim (mais ou menos) até mesmo pelos usuários da norma culta.
     Apesar da versatilidade do "assim", causa estranhamento encontrar o termo registrado três vezes apenas na primeira pequena página do prefácio de um livro com mais de 20 edições! Assim como (do mesmo modo que; como) o autor desse livro, nenhum outro iria querer "publicar" 20 edições. O meu espanto foi por não entender por que tantas repetições do verbete “assim” espalhadas pelo livro. Nem se podia folhear uma ou duas vezes, e lá estava um “assim”. Uma amiga que me acompanhava perguntou: “Será que basta usar vários ‘assim’ para o livro ficar conhecido? Ou algumas edições mudam repentinamente da primeira para a quinta ou sexta edição, e quando a gente menos espera já está na vigésima?”
     Tudo começou assim: passeava com uma amiga pela avenida Paulista em um sábado à tarde e resolvemos espiar a seção de lançamentos de uma livraria. Como sou curioso, parei em uma prateleira qualquer e resolvi apanhar um livro.
     Diante do primeiro “assim”, grafado na segunda linha da primeira página, lugar em que caberia até o Jô Soares, menos o advérbio ou a conjunção “assim”, fiquei ainda mais surpreso quando não pude evitar o segundo “assim” duas linhas abaixo. Assim já era demais!
     Entre uma ideia contrária e outra, e um estilo rebuscado, estava ali, diante do terceiro “assim”, ainda na mesma página. A minha vontade foi de pular o “assim”, entretanto, para não comprometer a compreensão não consegui "saltá-lo".
     Assim mesmo (todavia), prossegui com a leitura. Antes do final da primeira página assim que (logo que) encontrei a expressão “em segundo lugar” sem ter lido antes “em primeiro lugar” ou algo que remetesse a essa ideia, não me contive: depositei o livro na estante da livraria e disse a minha amiga: “Assim como assim (de qualquer modo que seja; seja como for) a estante é o melhor lugar para um livro assim”. Ela me olhou e sorriu... 
Pedro Reiz


_____________________________________
[1] Destarte significa “assim sendo; deste modo; por esta forma; assim”.

Como indicar esta postagem na seção das Referências:

ABNT
REIZ, Pedro. Assim. 6 abr. 2015. Disponível em <http://redacaomedica.blogspot.com.br/2015/04/vocabulario-diversificado.html>. Acesso em:__/__/___.

APA
Reiz, P. (6 de abril de 2015). Assim. [Postagem de blogue]. Recuperado de http://redacaomedica.blogspot.com.br/2015/04/vocabulario-diversificado.html.


Vancouver
Reiz, P. Assim. [internet]. São Paulo: Pedro Reiz [citado em __/__/___ ]. Disponível em http://redacaomedica.blogspot.com.br/2015/04/vocabulario-diversificado.html.